Instituto Tecnológico de Campos
Instituto
Tecnológico de Campos

Você sabe quais as vantagens dos cursos técnicos?

 width=

Fazer um curso técnico pode ser a grande sacada para quem está saindo do Ensino Médio e ainda não tem convicção de qual carreira deseja seguir. Se esse é o seu caso, trazemos para você informações preciosas que vão ajudar nesse momento tão importante da vida. Confira aqui as vantagens que a formação técnica pode trazer para sua trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho.

Estudos mostram que o Brasil tem carência desse tipo de formação. Atualmente, as empresas estão buscando profissionais com habilidades técnicas e qualificação mais rápida. Algumas, inclusive, estabelecem parcerias com instituições de ensino para ofertar os cursos de seu interesse. E assim, ter nos quadros da empresa esses profissionais qualificados. Além disso, é uma importante etapa que deve ser levada em conta antes da decisão definitiva pelo ensino superior.

Mas você deve estar se perguntando: Ok! Entendi! Porém, quais são as vantagens de fazer um curso técnico antes do superior?

Confira agora as vantagens que identificamos para você:

  1. Curta duração – Os cursos técnicos possuem uma carga horária menor que a de uma Graduação. Ou seja, em um ano, 18 meses ou no máximo dois anos você tem a oportunidade de se formar e ter uma profissão estabelecida e reconhecida pelo mercado.
  2. Rapidez e prática na formação – Recebe o conhecimento junto com a prática. Já que os cursos técnicos têm foco no aprendizado prático. O aluno vai mesmo colocar a mão na massa e aprender um novo ofício para atuar, principalmente, no setor produtivo.
  3. Pode conciliar com o Ensino Médio – Muitas instituições ofertam cursos técnicos junto com a formação tradicional do Ensino Médio. Isso agiliza a entrada do jovem no mercado de trabalho e otimiza seu tempo.
  4. Custo mais acessível – O curso técnico possui valores de mensalidades menores que as de Ensino Superior. E, também por ser de curta duração, acaba tendo um custo total mais baixo. Mas isso não significa que o sonho da Graduação será deixado de lado. Já que a probabilidade de ingressar no mercado de trabalho mais rápido, dará a você a possibilidade de fazer um planejamento financeiro e custear o investimento no curso superior.
  5. Retorno financeiro – Com a escassez de profissionais com habilidades técnicas disponíveis no mercado de trabalho, a possibilidade de ser contratado mais rapidamente só aumenta. Além disso, são oferecidas, por exemplo, para profissões mais exigentes, remunerações maiores.
  6. Ajuda na escolha da carreira – Muitos jovens quando saem do Ensino Médio ainda ficam muito indecisos de qual carreira seguir. Não sabem se seguem a profissão que está em alta, ou a que está presente tradicionalmente na família, ou ainda a que gosta ou a que tem uma remuneração alta. E é justamente nessa indecisão que entram os cursos técnicos.
    Ao ingressar em um curso técnico, o estudante tem a possibilidade de vivenciar um pouco da profissão. Conhecer mais sobre a carreira. Entender o dia a dia do trabalho. Avaliar a remuneração. E, claro, observar se aquelas atividades lhe dão prazer. Afinal, já dizia o pensador Confúcio: Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.
  7. Networking – Essencial para qualquer carreira, o Networking também pode te ajudar muito em um curso técnico. Isso porque, como as aulas tendem a ser mais práticas, muitos professores estão no mercado de trabalho. Sendo excelentes pontes entre alunos e empresas. Os próprios professores muitas vezes indicam aqueles estudantes que se destacam. Além dos próprios alunos já estarem trabalhando, poderem apoiar outros para entrar no mercado. Tudo isso contribui para troca de experiências e contatos também para oportunidades futuras.
Aguarde, realizando operação...